6/13/2009

Elevação a cidade marca "um novo capítulo na história do concelho


O presidente da Câmara Municipal de Borba, Ângelo de Sá, congratulou-se hoje com a elevação da vila alentejana à categoria de cidade, considerando que 2009 marca "um novo capítulo na história do concelho".


Em declarações à agência Lusa, o autarca afirmou que a aprovação pela Assembleia da República da elevação da vila de Borba a cidade constitui o "reconhecimento do trabalho desenvolvido no concelho e da importância histórica e patrimonial" daquela zona do distrito de Évora.
"O ano de 2009 marca um novo capítulo na história do concelho", considerou Ângelo de Sá, adiantando que a festa está prevista após a publicação em Diário da República da elevação de Borba a cidade.
A Assembleia da República aprovou hoje por unanimidade a elevação de 22 povoações a vilas e a criação de cinco cidades, numa votação que foi seguida por várias dezenas de populares, a partir das galerias do Parlamento.
As propostas tiveram origem em todas as bancadas parlamentares e foram votadas hoje depois de terem sido debatidas na Subcomissão para a Criação de Novos Municípios, Freguesias, Vilas e Cidades, no âmbito da Comissão de Poder Local, Ambiente e Ordenamento do Território.
Borba, Senhora da Hora, Samora Correia, Valença e São Pedro do Sul são as novas cidades, tendo ainda sido criadas 22 novas vilas.
Os órgãos autárquicos do concelho de Borba já tinham dado parecer favorável ao Projecto de Lei de elevação da vila alentejana à categoria de cidade.
Tanto a Assembleia Municipal, como a Câmara e as juntas e assembleias de freguesia do concelho deliberaram a favor do Projecto de Lei nº336/X-"Elevação da Vila de Borba à categoria de Cidade".
De acordo com o presidente do município de Borba, o Projecto de Lei foi apresentado na Assembleia da República por iniciativa dos deputados socialistas eleitos pelo círculo de Évora, Paula de Deus e Bravo Nico.
Borba passa a ser a sexta cidade do distrito de Évora, depois de Évora, Estremoz, Montemor-o-Novo, Vendas Novas e Reguengos de Monsaraz.
Da história de Borba, destaca-se a tomada aos Árabes em 1217, no reinado de D. Afonso II, pela Ordem Militar de Avis, tendo o Foral sido atribuído por D. Dinis em 1302.
No reinado de D. Manuel, a 01 de Junho de 1512, foi atribuído novo Foral. D. João da Áustria mandou incendiar os Paços do Concelho e o Cartório Notarial em 1662, perdendo-se todos os manuscritos da história de Borba.
A Batalha de Montes Claros, a última da Guerra da Restauração, foi travada nas proximidades de Borba, a 17 de Junho de 1665.
Pela Reforma Administrativa de 1834, os limites concelhios foram alterados com a anexação da freguesia de Rio de Moinhos e perda de pequenas áreas das localidades de Arcos e Terrugem.
Em 1895, o concelho foi extinto e anexado a Vila Viçosa, no entanto, é restaurado três anos mais tarde, pelo Decreto de 13 de Janeiro de 1898.
Borba integra o chamado triângulo dos mármores alentejanos, juntamente com Vila Viçosa e Estremoz, e a produção de vinho, azeite e queijo constituem outras actividades económicas do concelho.

2 Comments:

At 15/6/09 13:52, Anonymous Anónimo said...

Às 18:00 entrevista a Manuel Condenado na Rádio a Proposito da elevação de Borba a cidade

 
At 10/7/09 00:44, Anonymous Anónimo said...

Visitem o novo blog:
http://politicacalipolense.blogspot.com/

 

Enviar um comentário

<< Home


Free Hit Counter

El Tiempo en Rtve.es