2/20/2007


Paredão junto a parque de campismo destruído pelo mar
Uma derrocada no paredão entre o último esporão e as praias do norte, na Costa de Caparica, colocou hoje em risco o parque de campismo, disse o presidente do Instituto da Água (INAG)



Orlando Borges confirmou que a força do mar provocou «problemas na defesa aderente do local e uma derrocada de pedras na zona do enroncamento (estrutura de pedra que suporta o paredão)».
O INAG tem estado em contacto com a Administração do Parque do Clube de Campismo de Lisboa (CCL), junto de S. João da Caparica, no sentido de avaliar a necessidade de proceder à retirada dos frequentadores e funcionários do parque, apesar de tal não ter sido necessário até agora.
Orlando Borges indicou que o INAG terá «necessariamente de fazer reperfilamento da pedra destruída», pelo menos para prevenir as últimas marés fortes deste Inverno, previstas para o mês de Março.
No entanto, a área afectada hoje não sofrerá nenhuma intervenção de fundo, visto que o INAG considera que as medidas que irão ser tomadas ainda este ano «deverão resolver o problema».
De facto, está previsto para Abril o início do preenchimento e reforço das praias situadas entre os esporões da Costa de Caparica com areia, uma obra que irá «minimizar a agitação marítima de modo a que o mar chegue à costa com tanta energia».
A Lusa contactou o presidente da junta de freguesia da Costa de Caparica que confirmou o início da destruição da defesa aderente esta madrugada.
«O paredão de pedra está completamente destruído e o mar está neste momento a embater no que resta do paredão», disse António Neves à Lusa,


Infocalipo


Free Hit Counter

El Tiempo en Rtve.es