3/06/2006


Problema ou Publicidade...

Muito se tem escrito nos últimos dias sobre o casamento entre pessoas do mesmo sexo. Muito honestamente não vejo motivo para tanta confusão. Desde sempre que me faz confusão a necessidade da classe gay se manifestar em praça pública de forma no mínimo exagerada. Podia falar por exemplo do dia do orgulho gay, nenhuma outra classe no mundo tem um dia de orgulho próprio, ach aliás ridiculo que isso aconteça. Se é uma situação tão normal como gostar de alguém porque ter orgulho e demonstrá-lo de forma exuberante à sociedade? Ficaria encantado se quem ama, gay ou não, demonstrasse orgulho diário à pessoa em causa e talvez com isso tivessemos uma sociedade melhor.
Estamos a discutir casamentos entre pessoas do mesmo sexo quando o casamento enquanto instituição está em ruína. Os divórcios estão a bater records e os relatos de violência entre casais e entre pais e filhos aumenta dia após dia. Um dos pilares da nossa sociedade está podre e debatemo-nos não em recuperar o sustentáculo de toda a nossa essencia mas uma situação que não passa de um contrato civil entre dois cidadãos. As uniões de facto podem ser melhoradas mas devem ser aquilo que são, uma união entre dois cidadãos com regras (que podem ser melhoradas) mas devem ser limitadas. O casamento é uma instituição e não deve ser por isso confundido com outra qualquer coisa.
Deixo apenas aqui duas notas mais para reflexão que não podem estar dissociadas da problemática do casamento entre pessoas do mesmo sexo. A adopção e a inseminação artificial devem ou não ser permitidas aos casais gays? Iremos adoptar a mesma regra que ninguém deve ser descriminado por motivos de sexo? Em caso de divórcio gay com quem ficará a criança e o que fazer a todas as instituições da sociedade? É por motivos como estes que entendo que o problema não se encerra na aprovação do casamento homossexual, o tema é complexo e deve ser visto com atenção aos efeitos colaterais. A nossa Constituição diz (e muito bem) que não deve existir discriminação e eu concordo mas o homem e a mulher são diferentes enquanto seres humanos, têm caracteristicas diferentes e posturas diferentes e não devemos ignorar isso.
Em conclusão, mais uma vez entristece-me que, um tema, que deve ser debatido com seriedade e com atenção a tudo o que está implicado de forma colateral, seja debatido com furor jornalistico, exibicionismo e propaganda. Parece-me importante resolver a situação mas existem problemas na nossa sociedade bem mais urgentes, problemas sociais, de saúde e económicos aos quais os governantes deveriam dar total prioridade. Entendo que a nossa sociedade ainda não está preparada para tais mudanças. Talvez numa geração, talvez em duas mas não me parece que agora, seja o momento e apenas espero que antes de se preocuparem com autorizarem uniões de facto mais abragentes (porque casamentos nunca porque isso é uma instituição com regras) o governo deveria preocupar-se com crianças abusadas, com mulheres e homens agredidos e com a crise social que abala a nossa nação.
Bruno C.

5 Comments:

At 6/3/06 23:44, Anonymous Anónimo said...

Existem por ai pessoas a tentar forçar a publicidade de um individuo para candidato a camara. o homem não necessita disso, e todos sabemos que é alguem que não o proprio a escrever o que escreve. Racismo, acho que não é tão ignorante para não perceber o que lÊ.
este blog continua o que sempre foi, espectacular, só que agora esta morto. uma morte que lhe trouxe ainda mais dinamica. quem gostar entre, por favor e deixe-nos uma ajudinha. quem não curtir, ok ... tambem os alemães tiveram o direito a escolherem os nazis, porque não poderiam vós fazer o mesmo.
divirtam-se ... aqui é mesmo assim. igual á diferença de se ser indiferente.

 
At 7/3/06 10:24, Anonymous Anónimo said...

Esclareçam-me uma coisa o JF vendeu o Infocalipo aos Comunas??

 
At 7/3/06 17:36, Anonymous Anónimo said...

Será que vendeu só o blogue?

 
At 7/3/06 19:39, Anonymous Anónimo said...

parece mesmo que sim, sem duvidas. mas uma coisa é verdade isto ta confuso, pois alguns dizem quem estes agora sao racistas outros como é o meu caso pensamos que é de comunistas, afinal quem esta por detras disto agora?

 
At 7/3/06 21:12, Anonymous Anónimo said...

JF o que é que se passou para abandonares o barco e tão mal o deixares entregue?
que foi feito dos teus sonhos e dos teus projectos? que foi feito do projecto infocalipo.
é hora de tomares de novo controlo deste barco que ruma ao naufragio... tão maus marinheiros... rei fraco faz fraca a gente...

 

Enviar um comentário

<< Home


Free Hit Counter

El Tiempo en Rtve.es