2/03/2006

Urgente


Urgente!!!

Qualquer um que queira passear pelo país encontra uma realidade que em muito pouco se assemelha aquela que as televisões nos contam. Pessoas que morrem de fome, que passam frio nas ruas, que morrem de doenças que já não é suposto matarem hoje em dia, mas o mundo continua a sorrir porque a sociedade diz estar bem, diz que é normal, que faz parte do desenvolvimento e que estão a fazer tudo para mudar isso. Pessoalmente sou a favor do capitalismo, do Estado pouco interventivo, do liberalismo económico, mas aquilo que vejo não é nada disso, o que vejo é capitalismo selvagem, Estados corruptos e liberalismo de valores que não se deviam liberalizar. A sociedade precisa de valores, de orientações fortes e de liderança, uma liderança que pense em primeiro lugar no bem nacional, na pátria e nos portugueses. Precisamos de estratégias supra partidárias e de um movimento forte e inquestionável com objectivos claros e ambiciosos.
O país acabou de eleger um novo presidente, e permitam-me a opinião, não podia ter sido melhor, mas afirmar que é presidente de todos os portugueses é demasiada presunção. Não que o professor Cavaco não tenha qualidade e vontade para isso mas porque existem portugueses que Portugal não reconhece, que não estão nas estatísticas, que não vivem nas estradas do desenvolvimento. Quem visita o interior de Portugal repara que ainda hoje a água é um bem precioso, que a electricidade não é um dado adquirido e que aquilo que nas grandes cidades faz parte do dia a dia, ali, nesses recantos virgens de terra e maldade são apenas ilusões muitas vezes ainda não sonhadas.
Fazer presidências abertas para serem capas de jornais ou ganharem alguns segundos nos nossos telejornais não resolve os problemas. Eu gostava de ver os políticos a dormirem nalgumas aldeias lusas e sem câmaras atrás, sem a visibilidade pretendida. Claro que os políticos vivem da visibilidade que têm e necessitam disso para ganhar poder, que não é mau se for bem usado, mas é ridículo se não for usado sequer. O poder existe para ser posto em prática e não se deve ter vergonha de assumir isso, nem de o dizer.
Portugal tem nove séculos de história, novecentos anos de homens e mulheres de grande bravura, de qualidades imensas e que merecem respeito e por isso não pode ser só a politica a mudar, toda a sociedade têm de mudar. Olho pela janela da vida e só vejo pessoas a correr, a chocar umas com as outras, a atropelarem-se nalguns casos mas nem sequer se olham. Os corpos chocam mas os olhos desviam-se num desdém ridículo e pouco natural. Nunca como hoje vi tamanha frieza no olhar. Não posso generalizar mas desconfio desta sociedade hipócrita e mentirosa. Nos empregos atropelam-se por um lugar e deixam-se cair pessoas para ganhar com isso e tudo porque? Por alguns euros? Onde estão valores como a honra, a lealdade ou a verdade? Não os vejo nesta sociedade mas poderei estar cego.
Portugal não precisa de ser refundado precisa apenas de ter a coragem deixar cair os traumas e procurar dentro de cada um os valores que esta grande nação já deu ao Mundo. Pensar nacional e no bem colectivo, com espírito patriótico e com sentido de estado, é disso que este país precisa. Espero que a classe política nos dê um líder e que a sociedade possa dar-nos o exemplo.
Bruno Costa


Free Hit Counter

El Tiempo en Rtve.es