2/02/2006

Estaremos com medo de que os amigos se tornem inimigos?


Secretas: Conselho de Fiscalização e Júlio Pereira ouvidos dia 10 no Parlamento

Lisboa, 02 Fev (Lusa) - O Conselho de Fiscalização dos Serviços de Info rmações e o secretário-geral do Sistema de Informações da República Portuguesa ( SIRP), Júlio Pereira, vão ser ouvidos a 10 de Fevereiro na Comissão Parlamentar de Assuntos Constitucionais, Direitos, Liberdades e Garantias.
Em declarações à agência Lusa, o presidente da Comissão Parlamentar de Assuntos Constitucionais, Osvaldo Castro, disse que as duas audições foram agend adas com o acordo de todos os partidos e aceites pelo Conselho de Fiscalização e por Júlio Pereira.
O Conselho de Fiscalização dos Serviços de Informações será ouvido a 10 de Fevereiro, às 14:30, e o secretário-geral do SIRP no mesmo dia, às 16:30, ad iantou Osvaldo Castro, esclarecendo que as duas audições foram motivadas por req uerimentos do PSD e do PS.
O PSD solicitou hoje a audição "urgente" em sede de comissão parlamenta r dos elementos que compõem o Conselho de Fiscalização dos Serviços de Informaçõ es, a propósito da notícia da alegada criação de uma "nova secreta" dependente d o gabinete do primeiro-ministro.
De acordo com a edição de hoje da revista Visão, José Sócrates estará a criar um novo núcleo de serviços de informação, sob a direcção do secretário-ge ral do SIRP, que já tem funcionamento no edifício da Presidência do Conselho de Ministros, na Rua Gomes Teixeira.
Esse núcleo "indicia a existência de uma secreta paralela, uma espécie de serviço privado do chefe de Governo, actuando à margem da lei e de qualquer e scrutínio do Conselho de Fiscalização, eleito pelo Parlamento", refere a Visão.
Na sequência da notícia, o PS requereu a audição de Júlio Pereira, na C omissão Parlamentar de Assuntos Constitucionais, para prestar contas sobre o fun cionamento dos serviços pelos quais é responsável, embora frisando que a notícia foi desmentida.
Em conferência de imprensa ao fim da manhã, Júlio Pereira negou a exist ência de qualquer secreta paralela a funcionar no seu gabinete, desmentindo a in formação avançada pela revista Visão.
"É falso que tenha qualquer estrutura a produzir informação no meu gabi nete", garantiu Júlio Pereira.
Também o Governo, através do ministro da Presidência, Pedro Silva Perei ra, negou a notícia da Visão, considerando-a "grosseiramente falsa".
"Não é verdade que haja qualquer secreta paralela a funcionar no gabine te do secretário-geral do SIRP", garantiu Silva Pereira na conferência de impren sa após a reunião do Conselho de Ministros.
IEL.
Lusa/Fim


Free Hit Counter

El Tiempo en Rtve.es