11/22/2005

Portugal


O indicador de clima e de actividade pioraram no terceiro trimestre, não conseguindo repercutir alguns sinais de recuperação da actividade observadas nesse período, segundo o Instituto Nacional de Estatísticas (INE).
«Durante o terceiro trimestre verificaram-se alguns sinais de recuperação da actividade, embora sem reflexos no andamento dos indicadores de clima e de actividade», de acordo com o INE.
O indicador de clima recuou dos 0,3 pontos negativos no segundo trimestre para 0,8 pontos negativos no terceiro trimestre e o indicador de actividade económica desceu dos 1,5 para os 0,9.
Os sinais de recuperação concentraram-se nos subsectores da indústria transformadora e dos serviços, mas o comércio observou uma evolução desfavorável «já esperada», devido ao impacto da antecipação para Junho de compras de bens duradouros, provocada «pelo aumento da taxa do IVA a partir do mês seguinte», explica o INE.
No trimestre em análise houve uma «aparente recuperação das exportações, o que em combinação com a moderação das importações torna verosímil uma contribuição positiva da procura externa líquida para o crescimento da economia». O INE acrescenta ainda que os empresários melhoraram as suas perspectivas em relação à evolução da situação da sua carteira externa, «em melhoria clara a partir de Julho», e em relação à evolução das exportações para os próximos três meses.
Quanto ao mercado de trabalho, verificou-se «um ténue crescimento do emprego, insuficiente para absorver o aumento da população activa, pelo que a taxa de desemprego aumentou, atingindo um valor máximo. Em todo o caso, as ofertas de emprego têm revelado uma tendência de aumento, enquanto os pedidos de emprego por parte de desempregados nos Centros de Emprego têm diminuído», de acordo com o relatório do INE. No terceiro trimestre a taxa de desemprego aumentou para 7,7%.
A inflação registou um aumento, sobretudo devido ao impacto da subida dos combustíveis. Em Outubro a inflação desacelerou.

Sara Antunes


Free Hit Counter

El Tiempo en Rtve.es