11/15/2005

Vila Viçosa - Turismo


Desde sempre considerada uma belíssima jóia de tesouro alentejano, não admira que Vila Viçosa tenha, por mais de uma vez, servido de testemunho de especial apreço em dotes e doações reais. Receberam-na, em tal condição, Dona Brites, noiva de Afonso IV, depois Leonor Teles, bem-amada de D. Fernando e mal-amada do povo de Lisboa, e, mais tarde, Nuno Álvares Pereira, herói de D. João I e de Portugal.
Se quem não a conheça existe, deve, desde logo, dizer-se-lhe que não estranhe a distinção: difícil é imaginar tanta beleza natural e pelo homem criada em concelho que não completa os 200 km2. Que a primeira estimulou a segunda, fácil se torna concluir, ou não teria o riquíssimo património monumental sido aumentado, como foi, ao longo dos séculos.
Hoje, na hora do desenvolvimento industrial, é ainda a natureza que fornece a matéria-prima para a produção de belas peças de rochas ornamentais, além dos mármores que há muito dominam a economia do concelho
Ao visitante, Vila Viçosa satisfaz os gostos mais requintados. Estórias da História abundam nas igrejas, conventos e palácios, enquanto os javalis e os veados povoam a Tapada Real e os sonhos dos caçadores. Como se adivinha, a cozinha alentejana atinge nestas paragens as excelências da arte, ainda que os entendidos gostem de distinguir a doçaria e, entre ela, as viçosíssimas Tibornas.
Gastronomia
A cozinha alentejana atinge nestas paragens a excelência da arte. Como pratos típicos servem-se desde o gaspacho frio à açorda quente com ovos, bacalhau ou sardinhas assadas, às sopas de tomate, da panela , de cação, de cachola, de batata, de beldroegas, de cebola, às migas alentejanas com entrecosto frito, o ensopado de borrego ou o borrego assado, os pézinhos de coentrada, o cozido à alentejana, ou ainda os enchidos para acompanhar uma boa favada.Queijos frescos, curados ou de meia cura, azeitonas pisadas ou arretalhadas.
E dos doces aqui fica a lembrança das tibornas de amêndoa e gila, o sericá oriundo de terras orientais, o arroz doce, as queijadas, o toucinho do céu, os nógados, os bolos fintos , as filhós e as azevias e outras apetitosas guloseimas de velho sabor conventual.


Free Hit Counter

El Tiempo en Rtve.es