9/08/2008


Os Partidos em Vila Viçosa, caminham para o surgimento de alternativas ao actual poder politico na CMVV, ou não.

Perece que as eleições já não estão assim tão afastadas, com o rápido surgimento de posições importantes nos partidos locais. Com o PP a apresentar como candidato à CMVV o advogado João Miguel Mestre, o PS o economista Francisco Chagas, o PSD sem apresentar qualquer rosto até ao momento depois de ter perdido bastante visibilidade nas ultimas eleições e um CDU com mais do mesmo, vamos começar um curto caminho até à cadeira do poder.
O CDU, com a possibilidade de mais do mesmo, tem procurado ao longo dos últimos anos com o Poder autárquico na sua mão, evitar elevados custos, sem projectos de grande envergadura mas melhorando a situação financeira da autarquia. Tem no entanto procurado melhor a imagem de Vila Viçosa. Por outro lado têm feito uma aposta no sector do Turismo, não só através do aumento da capacidade hoteleira mas também com o melhoramento de espaços de turismo.
Mas têm também apostado essencialmente em ser o maior empregador em Vila Viçosa. Se é verdade que a imagem de Vila Viçosa melhorou, e algumas iniciativas como a universidade sénior foram um sucesso, não é menos verdade que a falência de empresas, o despedimento no sector privado e o aumento do desemprego ou do emprego precário, tem sido uma constante. A falta de incentivos à instalação de novos jovens em Vila Viçosa ou do surgimento de mais crianças, tem provocado uma verdadeira saída de calipolenses, para outras regiões e a diminuição radical dos jovens na nossa terra.
Quantas escolas estão abertas em Bencatel? Recordamos que já foram 3!
Quantas salas têm as escolas primárias em Vila Viçosa? Recordamos que já chegaram a ser 2 salas para cada ano em cada uma das duas escolas!
Quantos alunos têm S.Romão ou Pardais? Duas escolas que estão em vias de fechar!
A água têm sido também o maior problema que o actual poder politico têm tido, sem conseguir um bom fornecimento no abastecimento de água aos calipolenses, tal situação já lhe custou certamente alguns votos.
Em relação ao PS, parece clara a aposta na mudança, com a apresentação de 100 medidas para melhorar Vila Viçosa, sabemos e vemos através do seu blog que a conjugação de esforços através de diversas personagens calipolenses e de ideias têm sido um caminho bem traçado por um homem que na sua formação têm toda a teórica necessária para o cargo de Presidente da CMVV, têm no entanto ainda que demonstrar o que vale na realidade, mas tal só é possível sem vencer as próximas eleições. Existe no entanto ainda uma colagem de algumas personagens que num passado próximo tem deixado uma imagem de pouco profissionalismo e de oportunismo em algumas instituições por onde passaram e certamente caso o senhor economista resolva no máximo uma integração simbólica nas listas ao município dessas personagens, será também uma forma de ganhar mais e melhor espaço no eleitorado de centro calipolense.
Mas certamente fica aqui a ideia de que existindo ideias, e um projecto como é o caso do PS local, é mais fácil chegar a um lugar onde mudar e inovar será uma obrigação, para o bem desta vila.
O maior problema é a não conjugação das empresas e empresários de Vila Viçosa no seu projecto, tal situação causa uma falha na sua estrutura preparativa de relacionamento necessário e obrigatório entre o sector público e privado. Sem ele todos os esforços de criação de emprego serão mais do mesmo.
O PSD local, esse parece muito crítico, mas sem uma personagem de marca, como sempre nos foi habituado. Quem não se lembra dos anteriores candidatos e seus seguidores, sempre com uma imagem de marca, juntando a juventude ao conhecimento, a luta à inovação. Tudo isso parece ter sido perdido nas últimas eleições, com a colagem a um partido secundário e o deixar por parte desses a preferência do candidato. E não nos podemos esquecer que nas últimas eleições ficaram-se por metade do seu histórico eleitorado, se de uma terra de laranjas se tratava, parece que o fruto anda algo esquecido. Mesmo os seus históricos, parecem ter-se demarcado de um partido que parece não ter só problemas a nível nacional.
A verdade é que o PSD de Vila Viçosa é talvez aquele que entre todos os partidos, o que tem mais e melhor mão-de-obra, no entanto quando existem tantos e bons intelectuais, o mais difícil muitas vezes é coloca-los a trabalhar em conjunto. Falta o projecto e falta a figura local que seja a cabeça de um corpo ainda muito perdido no seu caminho.
O PP, esse depois de uma infeliz perda, surge agora com um novo rosto de eleições. Os advogados João Mestre e Rui Clara, parecem fazer uma dupla que conjuga a juventude à vontade de fazer, no entanto ficaremos a aguardar pelo resto, as ideias. Não podemos esquecer que o número reduzido de votos nas últimas eleições, só lhes permite um caminho se querem ter sucesso, fazer mais e melhor.
Desta forma começam a surgir as peças para este novo jogo, onde o futuro de Vila Viçosa, parece estar em jogo. Esta terra que já foi de reis e poetas merece que a tratem como aquilo que é, mas que nem sempre é recordada. Princesa do Alentejo


Free Hit Counter

El Tiempo en Rtve.es