11/15/2005

Banco Portugal



Comportamento negativo das exportações e investimento
Banco de Portugal revê em baixa crescimento do PIB em 2005 para 0,3% (act.)
O Banco de Portugal reviu em baixa as suas estimativas para a economia portuguesa durante este ano, antecipando agora um crescimento de apenas 0,3% em 2005 contra os 0,5% previstos em Julho.

O Banco de Portugal reviu em baixa as suas estimativas para a economia portuguesa durante este ano, antecipando agora um crescimento de apenas 0,3% em 2005 contra os 0,5% previstos em Julho.
No boletim de Outono hoje divulgado, a autoridade monetária está mais pessimista em relação à evolução este ano de praticamente todas as componentes do PIB português.
Em especial, espera-se agora que as exportações fiquem praticamente estagnadas, registando uma variação de 0,7%. No anterior boletim esperava-se um crescimento de 2,7%.
A retracção do investimento será mais forte do que o inicialmente esperado, cifrando-se num decréscimo de 2,8%. Próximo do previsto inicialmente fica apenas o consumo privado, que deverá, de acordo com o Banco de Portugal, crescer 1,9% em 2005.
A única revisão com efeitos positivos ao nível do crescimento da economia é a de uma variação mais moderada das importações que deverão crescer 1,7%, contra os 3,3% previstos em Julho.
Ainda assim, a balança externa portuguesa sofrerá uma deterioração mais acentuada do que a que era esperada inicialmente. A balança corrente e de capital poderá apresentar um défice de 8,3% do PIB no final do ano.
«Deste modo, o PIB continuará, pelo quarto ano consecutivo, a apresentar uma variação inferior à verificada no conjunto da área do euro. Em contraste, e à semelhança do já observado em 2004, o consumo privado deverá registar um crescimento mais forte do que o verificado na área do euro», refere o banco central.

1 Comments:

At 15/11/05 21:06, Anonymous Anónimo said...

Economicamente este cenário não previsivel, mas a verdade é que o monstro continua. um grande desequilibrio no sistema orçamental portugues é um dos maiores motivos deste abrandamento no crescimento.
JF

 

Enviar um comentário

<< Home


Free Hit Counter

El Tiempo en Rtve.es