10/11/2005


Comentário 11-10-2005

As eleições autárquicas não trouxeram no geral alterações, podemos afirmar que em Vila Viçosa não só foi feita uma avaliação muito positiva por parte da população, como ainda foi entregue ao presidente da Câmara um cheque em branco. Mas poderemos analisar a verdadeira causa desta situação, pois a razão não passará somente pelo trabalho efectuado na autarquia durante os últimos 4 anos.
O PS apresentou alguém que tem a sua imagem gasta e principalmente sem credibilidade, esperemos que nas próximas eleições este partido demonstre ter capacidade para mais e melhor apresentando um novo candidato, que tal alguém jovem complementando esta característica com a de ser mulher. Estas listas tinham pessoas credíveis e que penso que se o partido lhes der força terão capacidade de fazer mais e melhor. Será que não é visível que o povo não quer voltar ao passado! Se foi este partido que mostrou o que se fazia no município á mais de 16 anos, porque foram buscar aquilo que ajudaram a destruí?
O PSD parece estar com um problema grave, que acabou por partir o partido em dois, mas a verdade é que já á 4 anos tal tinha também sucedido o que provocou que os independentes com credibilidade se afastassem definitivamente nestas eleições do partido. Para alem disso durante este ano de governação dos novos membros eleitorais nada foi feito para juntar o partido o que acabou por ter estas consequências. Este era o partido que melhores condições estruturais teria para fazer verdadeiramente um assalto ao lugar de presidente da câmara municipal, principalmente tendo em atenção o nome que foi tantas vezes indicado pelos antigos membros da comissão local um ano antes, um engenheiro bem conhecido com experiência politica como vereador e que verdadeiramente poderia trazer votos de independentes pois é um independente com bastante credibilidade e afastado das guerras internas do partido. No entanto a poucos meses das eleições o partido mudou o treinador e se já ia em segundo lugar rapidamente passou para a linha de água. Ciladas ou S. Bartolomeu foram mostra da péssima estratégia montada, pois é confuso pedir a um idoso que somente recebe 220€ de reforma, um voto, quando paramos á sua porta de Mercedes ou de Audi e lhe dizemos que o futuro passa por pistas de gelo ou por campos de golfe. Talvez fosse mais fácil contratar gaiatos que tem formação em marketing, gestão de imagem, em planeamento autárquico ou simplesmente tem ideias novas, existem coisas básicas a ter em conta na política moderna. Temos de perguntar o porque do fim da JSD, que tão activamente criticou o CDU, conseguindo inclusive em 2003 abrir as noticias na antena 1 com a entrevista do seu presidente na altura. Mais ninguém fez isso. Mas onde está esse grupo de trabalho e porque o seu afastamento?
O PP penso que se terá apercebido de algumas coisas importantes, como a importância de ser feita uma campanha tradicional e que um partido em Vila Viçosa para poder lutar por algo necessita de mais de 50% de independentes nas suas listas, situação que penso que não é nenhuma vergonha pelo contrário, um partido que dá voz ao povo é claramente um partido democrático. Por esta razão esperemos que aproveitem os próximos quatro anos para fazer um forte grupo de trabalho de independentes e que aproveitem os antigos PSD e PS do concelho com muito valor, de forma a poderem ter um PP forte para as próximas eleições.
O CDU não pode esquecer que todos vimos algumas coisas menos boas que tem sucedido em termos de Câmara, no que diz respeito á contratação de pessoal, ou os vínculos laborais a familiares. Mas certamente que poderão melhorar, para alem disso agora não vão precisar de favores partidários para governar, desta vez tudo o que correr bem terá um único responsável, assim como aquilo que correr menos bem terá um único culpado.
Mas precisamos de figuras novas…

JF


Free Hit Counter

El Tiempo en Rtve.es