10/09/2005

VITORIA NA MAIORIA DAS CAMARAS E NAS PRINCIPAIS.

Autárquicas: PSD vence três "grandes", PS desvaloriza projecções
Lisboa, 09 Out (Lusa) - O PSD deverá ganhar as três principais Câmaras Municipais do país, Lisboa, Porto e Sintra, segundo projecções já desvalorizadas pelo PS, numas autárquicas também marcadas pela vitória dos candidatos independentes "renegados" pelos seus partidos.
Segundo projecções televisivas, o PSD deverá "roubar" ao PS a presidência da Câmara de Aveiro, mas os socialistas poderão conquistar Leiria e Faro aos sociais-democratas.
As projecções das televisões divulgadas após o encerramento das urnas, indicam que Carmona Rodrigues (PSD) vence em Lisboa, Rui Rio (PSD-CDS/PP) será reeleito no Porto, o mesmo acontecendo a Fernando Seara (PSD/CDS-PP/PPM/MPT) em Sintra.
Quanto aos independentes, Isaltino Morais (ex-PSD) conquistará Oeiras, Fátima Felgueiras (ex-PS) vencerá em Felgueiras e Valentim Loureiro (em ruptura com o PSD) será novamente presidente da Câmara de Gondomar.
Na primeira reacção oficial do PSD às projecções das televisões, o secretário-geral, Miguel Macedo, sublinhou que todas as sondagens "indiciam uma grande vitória" do seu partido nas eleições autárquicas.
Já o PS reagiu com cautela às primeiras previsões, com o dirigente nacional José Lello a afirmar que as projecções "ainda não são conclusivas" e incidem sobre "câmaras que não eram do PS".
"Os objectivos do PS foram colocados pelo secretário-geral como ter mais votos e mais câmaras, o nosso patamar são os resultados de 2001", disse Lello na primeira declaração de um dirigente socialista sobre as previsões já divulgadas.
O líder do PS/Lisboa, Miguel Coelho, sustentou que as medidas tomadas pelo Governo para fazer face à situação económica do país contribuíram para um pior resultado nacional dos socialistas nas eleições autárquicas.
Jorge Cordeiro, da comissão política do PCP, defendeu que as projecções televisivas sobre os resultados das eleições autárquicas parecem "confirmar a CDU como uma grande força autárquica", mostrando- se optimista quanto aos resultados.
A CDU poderá reconquistar a Câmara do Barreiro aos socialistas.
O CDS-PP considerou ter atingido "plenamente" os objectivos traçados para as autárquicas.
"O CDS/PP vai eleger mais autarcas e reforçar a sua presença nas autarquias", comparativamente às eleições de 2001, sublinhou o membro da comissão executiva do CDS-PP Paulo Núncio, acrescentando que o seu partido "foi decisivo na derrota da esquerda" nas eleições de hoje.
O Bloco de Esquerda já falou em derrota, apesar de conseguir eleger o independente José Sá Fernandes como vereador em Lisboa, ainda de acordo com as projecções.
A deputada bloquista Ana Drago disse que o partido acabou por sair "derrotado" destas autárquicas, com a não eleição de João Teixeira Lopes no Porto e as vitórias esmagadoras dos "candidatos- bandido" - definição que o BE dá a Isaltino Morais, Fátima Felgueiras e Valentim Loureiro.
ARP.


Free Hit Counter

El Tiempo en Rtve.es