8/15/2005

imagem LC


Incêndios: Fogo em Casal da Lapa é o que mais preocupa, 9 por controlar.

Lisboa, 15 Ago (Lusa) - Perto de 300 bombeiros combatiam às 13:30 o incêndio que lavrava no Casal da Lapa, concelho de Pampilhosa da Serra, onde é aguardada a chegada de um Canadair espanhol para ajudar no combate às chamas.
De acordo com o último ponto da situação do Serviço Nacional de Bombeiros e Protecção Civil, estão por controlar nove incêndios nos distritos de Aveiro, Braga, Bragança, Coimbra, Porto e Vila Real.
O incêndio que deflagrou sábado no Casal da Lapa, concelho de Pampilhosa da Serra, distrito de Coimbra, era o mais preocupava, encontrando-se no local 288 bombeiros, apoiados por 77 veículos e cinco meios aéreos.
Por controlar estava também o incêndio que lavrava em Burga, concelho de Macedo de Cavaleiros, distrito de Bragança, mobilizando 122 bombeiros, 35 veículos e três meios aéreos.
Os incêndios que deflagraram em Vila Cova Perrinho, concelho de Vale de Cambra (Aveiro), em Montenegro, concelho de Celorico de Basto (Braga), em Cavaleiros, concelho de Pampilhosa da Serra (Coimbra), Aldeia Nova, concelho de Santo Tirso (Porto), Corcovido, concelho de Penafiel (Porto), Meixomil, Paços de Ferreira (Porto) e Pegarinhos, Alijó (Vila Real) estão ainda por circunscrever.
Os fogos que lavravam em Alto do Monte, concelho de Oliveira de Azeméis (Aveiro), em Sá, concelho de Monção (Viana do Castelo) e em Pendilhe, concelho de Vila Nova de Paiva (Viseu) encontravam-se às 13:30 circunscritos.
Na mesma situação encontravam-se os fogos que lavravam em Fiais de Telha, concelho de Carregal do Sal, Mouraz e Parada, ambos no concelho de Parada Gonta.
Segundo o SNPBC, os incêndios em Quinta do Socorro, concelho de Caminha (Viana do Castelo) e S. Mamede, concelho de Ponte de Lima (Viana do Castelo) já estavam dominados.
No distrito de Aveiro, estava em fase de rescaldo o incêndio que deflagrou em Junqueira, concelho de Vale de Cambra, e o de Gração, concelho de Arco de Valdevez (Viana do Castelo) foi extinto.
às 13:30 estavam envolvidos em acções de combate, rescaldo e vigilância 1.674 bombeiros, apoiados por 456 veículos e 18 meios aéreos.
Em termos técnicos, um "incêndio circunscrito" é aquele que está impedido de se propagar.
Existem no entanto outros níveis até a situação estar totalmente controlada.
Segue-se o incêndio "dominado", em que as chamas cedem aos meios de combate, "extinto", em que já não existe fogo, em "rescaldo", uma operação considerada pelos bombeiros como muito complexa e, por último, "em vigilância", quando se tenta que o fogo não volte a reacender-se.
O ministro da Administração Interna, António Costa, admitiu quinta-feira que a área florestal ardida este ano em Portugal poderá ter atingido já os 118 mil hectares.
A estimativa do ministro aproxima-se dos valores totais de 2004, quando arderam 129.652 mil hectares de floresta.
Em 2003, o valor de área ardida atingiu os 425 mil hectares, a maior área total devastada pelos incêndios nos últimos 20 anos.
DD.


Free Hit Counter

El Tiempo en Rtve.es