8/07/2005



A industria da mármore

Será inevitável dizer que o sector não está a passar por um bom momento, é fácil ser observado, não só pelos despedimentos que se tem verificado no sector como principal pelos indicadores que tem surgido. Mais de 12 empresas já fecharam as portas no sector extractivo de pedras, mas no entanto serão mais de 10 as que estão neste momento numa situação de pré-falência ou de falência técnica, o que indica que a médio prazo as empresas a encerrarem será certamente ainda mais.
Mas esta também será uma boa altura de perguntarmos o porque desta situação, quando sabemos que este é ou era um dos sectores que mais exportava para fora de Portugal nos últimos anos. Existem diversas razões, questões de mercado, questão de conjuntura e até competitivas, mas aquela que na nossa região em concreto salta a olhos vistos tem a ver com a falta de investimento por parte das empresas na imagem e na promoção de eventos que permitam dar a conhecer a sua pedra. Acredito no entanto que a responsabilidade é não só dos empresários como também e principalmente dos nossos governantes nacionais e locais.
Não se esqueçam que se nada for feito o numero de desempregados na zona será enormíssima mas as consequência indirectas em outros sectores seriam desastrosas.

Jorge Ferreira (7-08-2005)


Free Hit Counter

El Tiempo en Rtve.es