7/03/2005


Energia

Como explicar a alguém que uma pilha por mais potente que seja, a sua energia chega ao fim, como explicar á população mundial, que vive num mundo onde a energia é não só uma necessidade como o bem mais essencial que por si mesmo faz viver toda a humanidade, que essa história esta a chegar ao fim.
A vida humana vive hoje dependendo de uma energia esgotável e que o homem não tem sabido poupar ou mesmo renovar ou substituir. O petróleo é hoje a força energética mais importante do homem, mas essa esta neste mesmo momento a chegar ao fim, mesmo que o contrário seja dito por muitos acredite que esta afirmação é real. Em meados dos anos 90 foi feita uma previsão, na qual se esperava que 2045 fosse o ano em que esse recurso energético tão utilizado chegasse ao fim, no entanto esta previsão era feita com base na média do consumo de petróleo que até ai vinha sendo feita. Mais de 10 anos depois essa média mais do que duplicou. As razões são diversas, a abertura da China o que provocou um aumento do consumo mundial, aumento da humanidade, aumento do consumo dos países mais desenvolvidos, entre muitos outros.
O mundo não tentou mudar, mesmo que tenha tido durante estes anos todos a possibilidade de o fazer, a energia eólica, a energia hidráulica entre outras surgiram como uma verdadeira alternativa, com uma única necessidade a da aposta na adaptação de todos as máquinas que até ai utilizavam o petróleo. Mas o mundo estará neste momento bem próximo de uma mudança obrigatória e bastante brusca e agressiva, quando ela surgir a economia mundial sofrerá a meu ver um momento bastante difícil, e não nos deveremos esquecer que é nessas alturas que o ser humano e as suas potências entram em grandes conflitos, por isso este será de certo um momento que por si só poderá deixar mais uma vez uma página escrita no livro da vida.
A guerra do Iraque não deve ser vista como uma libertação de um povo, pois este facto não sucedeu e não sucederá, a guerra de um povo que sofre e sofrerá é cada vez mais visível. Esta foi sim a guerra de uma nação procurando repor as suas reservas de petróleo, reservas essas que estão previstas durar cerca de 8 anos, o suficiente para se organizarem e poderem sair da crise que o fim do petróleo provocará.
O mundo deveria estar já a pensar como vai viver os próximos 100 anos, mas estão mais preocupados e prever o dia de amanhã.
Previsão pessoal, o petróleo vai chegar até ao final do ano aos 50 USD, o que acompanhada com uma valorização do euro em relação ao dollar, provocará uma estagnação das economias europeias.
J. F. (21 – 03 – 2005 )


Free Hit Counter

El Tiempo en Rtve.es