5/31/2013

Crise? Muita de realismo!

A crise tem afetado muitos portugueses nos últimos 5 anos, com um crescimento significativo nos últimos 2 anos. Poderíamos associar várias razões, e em quase todas as razões será realistas e verdadeiras, mas quanto mais choramos menos fazemos apesar do chapéu não servir a todos serão muitos os que se enquadram neste aspeto.
Apesar da crise a venda de telemóveis de última geração DUPLICOU em 2012, sim as palavras são fáceis de dizer e acredito que tenha sido obra para isso suceder num ano de crise e de tantos cortes, talvez tenha ido aqui Vítor Gaspar inspirar-se para continuar a cortar em 2013.
 Mas não ficaríamos por aqui, se é verdade que no caso dos telemóveis qualquer anda com um destes equipamentos de 200€, já não será o mesmo relativo a carros Top de Gama, onde no mesmo ano houve um significativo aumento. Será claro e percetível a razão do aumento de impostos gradual, isto é, quanto mais ganha mais impostos paga o que mostra justiça social e mesmo com um significativo incremento não se deixa de gastar mais de 35.000€ num carro.
 Mas não teríamos razões de sorrir, sem antes falar de férias, que apesar de não ter nada a ver com o seguinte dado, poderá contribuir também para o aumento de viagens de aviões para o dobro desde 2000, considerando apenas cidadãos portugueses. Aqui ainda temos que referir que os destinos turísticos foram de longe os que mais aumentaram, em resume, lá vão os bons anos de viagens de 5 e 6 horas caminho do Algarve, levando a família toda farnel para 7 dias numa minúscula que era nas despesas dividida pela família toda.
É verdade que muitos estão a passar por dificuldades e mesmo que o numero de pessoas a viver abaixo do linear da pobreza tenha aumentado, existem muitos deles pouco remediados, pois sem duvida que o OLX seria um destino crucial para vender alguns equipamentos que muitos tem acima das suas possibilidades, mas a verdade é que isso não sucede.  Quando vejo desempregados a comer de apoios sociais e ao mesmo tempo a serem detentores de equipamentos de telemóvel de valor superior a 14 dias de trabalho para quem recebe o ordenado mínimo, talvez algo esteja errado ao nível das prioridades…

Ainda assim e como referi, são muitos os que verdadeiramente estão em dificuldades, por isso, amanhã mais uma vez vou voltar a contribuir com comida para o Banco Alimentar, mas não deixando de referir que os centros de emprego em vez de fazerem cursos para passar o tempo aos desempregados, deveriam subsidiar a sua atividade em sectores que necessitam de tanta mão-de-obra como a agricultura. 

5/28/2013


Feira Medieval em Vila Viçosa


No segundo ano deste evento em Vila Viçosa, desta com bom tempo e todas as condições necessárias para o aproveitamento de um espaço único e que foi ao longo dos anos um dos maiores tesouros deixados pelos nossos antepassados.
Este fim-de-semana apenas veio confirmar que Vila Viçosa caso aproveite desta forma os espaços, o património, a história e a cultura existente em cada um das pedras existentes na calçada, seremos capazes de reforçar uma fonte de receita de todo necessária para o desenvolvimento económico, cultural social de Vila Viçosa. Voltei a ver a maioria das associações locais a poderem participar de forma muito contributiva, e mesmo a rentabilizar um fim-de-semana que para algumas lhes reforçou a sua situação financeira, ao ponto de sustentar muitas das suas atividades para o longo de 2013. Como um amigo me comentou e muito bem, esta poderia ser uma forma de evitar que o município tivesse que anualmente transferir para a associações locais montantes financeiros que poderiam ter outro destino. Assim vi neste evento uma mostra daquilo que o poder local é capaz de fazer, desde que aberto às ideias exteriores das suas cores políticas e capaz de dialogar com todas as partes.
Não podemos nunca esquecer que o investimento de recuperação que a Casa de Bragança tem feito em todo o património local, e inclusive apoiado outras instituições a fazer recuperação do património que é hoje único e insubstituível. Vi ainda sobre esta tão grande instituição uma abertura e dinâmica que tão necessária é para o sucesso de uma Vila Viçosa histórica e de elevada riqueza. Ao ver o ano preparado pela Casa de Bragança ao nível de eventos, vejo sem dúvida aposta significativa que é feita em Vila Viçosa, e no seu saudável e sustentável crescimento cultural, social mas também económico, atendendo ao contributo único e significativo. É ainda aqui importante continuar a ter uma relação entre o poder local e o representante maior desta instituição, e que poderia estar em causa depois das eleições autárquicas, pois não se trata de um grupo de fascistas numa instituição feita pelo ditador Salazar, mas uma muito nobre Casa fundada por um homem que sempre pretendeu salvaguardar o património que a família de Bragança outro hora deixou por estas terras. É por isso ainda aqui um fator a ter em consideração para o futuro sustentável de Vila Viçosa.  

5/27/2013


Ó Portugal terás saídas?

Já lá vão mais de 2 anos de governo, de uma verdadeira AD com a proteção de um Presidente Social Democrático e uma maioria parlamentar. Também passou algum tempo desde o início da crise financeira de 2008 nos EUA mas que muito devido ao excessivo endividamento dos países do sul do EURO rapidamente se alastrou á Europa. Hoje não posso deixar de reconhecer mérito ao trabalho de Passos Coelho e das suas escolhas governamentais para gerir as pastas das finanças, economia, saúde e mesmo educação, onde desde o princípio saberíamos que ou por vias de cortes fundamentais ou derivado ao relevo e impacto no OE teriam um árduo trabalho e influência. Mas também muito correu mal, onde o jogo de interesses de alguns pilares do PSD ou mesmo as pragmáticas opções de intervenção de Paulo Porta, trouxe em mais de uma vez dificuldades a um trabalho que só por si seria e é difícil.
O PS deixou o país de rastos é verdade, principalmente pelas opções politicas adotadas, mas também porque erradamente seguiram indicações de contraciclo instruídas pela União Europeia em 2008, recordo que grande parte do défice e divida pública surgiu nos últimos 2 anos de governo, e apesar de responsabilidades partidárias a UE não soube de modo algum gerir este processo na adoção de uma politica comum que permitisse uma estagnação pragmática do arrastamento da crise iniciada ali bem ao lado nos EUA. Mas sabemos e teremos que compreender que o PS é e será sempre uma das soluções do problema e não só sinônimo de erros e despesismo. Hoje não vejo realmente uma politica social virada para os mais pobres, nem um ajustamento rápido entre regimes sociais que beneficiam alguns em prol de outros, mas que sem qualquer dúvida seriam base sustentável para uma redistribuição mais igualitária dos rendimentos e recursos disponíveis na economia e que o PSD/CDS não tem tido capacidade de por em prática. A solução terá sempre que passar pelo PS no acerto e atualização de diplomas e matérias como a Constituição, planos sobre pilares de base do Orçamento de Estado de períodos superiores a 1 ano, que permitiriam seguramente um maior chamamento do investimento privado e estrangeiro que não só são sinônimo.
Portugal continua a ser um partido de pouca inovação, mas principalmente de pouco entendimento politico. Hoje sei que em 2015 o PS será sem qualquer dúvida governo, não só pela insatisfação do povo, mas porque o PSD agora como sempre nunca soube utilizar as suas mais valias intelectuais de forma honesta e fiel, sendo sinónimo disso a inexistência de apoios ao ministro das finanças e economia, que tem tido dentro do PPD-PSD um dos maiores críticos. Até Ferreira Leite, mulher que avisara sobre esta situação, opta hoje por criticar apenas ilustrando as opções erradas apesar de irem ao encontro dos pilares que defendia. Não vejo ainda assim, em todos os anos de governos socialistas, uma tão grande vontade do partido do poder em colocar no governo novamente os adversários. 

5/25/2013

Os campeões também perdem.


Free Hit Counter

El Tiempo en Rtve.es