7/31/2005


Convento das Chagas7160 Vila ViçosaTel.: (+351) 268.980.742Fax: (+351) 268.980.747Preços: 97.50 a 287.00 EURPreço mínimo de um quarto individual em época baixa e preço máximo de um quarto duplo em época alta.Pousada de Dom João IV Instalada no antigo Convento das Chagas de Cristo, no coração desta vila histórica.Um caso ímpar, com os seus misteriosos quartos temáticos, cheios de lendas e histórias, conservou intactos as celas do convento, os retiros e os oratórios feitos pelas freiras.Para não falar das deliciosas receitas conventuais e do extraordinário tecto pintado da sala de jantar.

7/24/2005


É a crise
O Algarve parece estar a abarrotar, esta situação é visível, mas a verdade é que os turistas deste ano não são os mesmos dos anos anteriores. Quando habitualmente o Algarve se enchia de portugueses de classe média e baixa, muito pelo facto de não terem capacidade para ir de férias para fora, este ano a classe média alta é a predominante no Algarve, o que dá sinais de crise e que quando não se pode ir para fora a escolha é mesmo nacional.

7/17/2005


Não desperdice Água

Durante esta semana o apelo da CMVV para se poupar água foi uma realidade, no entanto deixamos aqui uma questão importante, como pode a CMVV fazer um pedido destes sem dar o exemplo. É uma realidade que durante toda a noite as piscinas de Vila Viçosa são regadas com chuveiros automáticos de rega, será que não se gasta água.

7/16/2005


Economia Mundial

Pouco previsível, é a melhor forma de classificarmos a economia mundial, sem muitas expectativas positivas e com muitas opiniões de já batemos no fundo, o mundo e principalmente a Europa continuam confusas e bastante intranquilas. As previsões começam por ser optimistas no inicio do ano, mas á medida que o tempo passa essas vão-se modificando, mas a verdade é que nunca de forma positiva.
Mas o que teremos que estudar de forma a compreendermos a economia mundial europeia e não só para podermos predefinir se as coisas estão mal ou bem e se deveremos ser optimistas ou pessimistas?
Bem economicamente o optimismo das famílias e das economias regionais de cada país e no seu conjunto é o que melhor define a economia europeia, mas não esquecendo que umas regiões têm um poder de influência maior do que o de outras. O consumo privado vive essencialmente de capacidade e de boa rentabilidade no negócio, isto é, se as famílias tiverem dinheiro para consumir então nesse caso vamos produzir de forma a podermos dar ás famílias tudo o que elas precisem para gastar os seus rendimentos. No entanto o que tem sucedido é que a capacidade das famílias tem vindo a diminuir cada vez mais e de uma forma pouco esperada, por outro lado a crise que o euro provocou principalmente no que toca á inflação causada pela alteração da unidade monetária provocou um aumento do endividamento das famílias de forma a poderem fazer face ao nível de vida que tinham conseguido atingir durante a década de 90 de forma pouco sustentável.
Mas este problema de diminuição da capacidade de financiamento privado, provoca que a incerteza e a substituição por parte do estado desse investimento, provoquem um desequilíbrio financeiro que mais tarde ou mais cedo deverá ser pago. Vejamos o exemplo do EUA, onde neste momento o crescimento económico é na ordem dos 4%, o dobro do da União Europeia, no entanto se verificarmos a que custos esse crescimento está a ser feito poderemos verificar que através do endividamento publico, que provocará a médio prazo uma divida publica insustentável, e nesse momento ou os privados tem capacidade para pagar essa factura ou o custo poderá ser muito elevado.
Em termos da União Europeia a escolha é na minha opinião a mais acertada, no entanto o custo dessa decisão poderá provocar um continuar por mais 3 ou 4 anos desta situação complicada que os países europeus tem vivido, o que por sua vez provoca a instabilidade politica que temos visto. Acredito que a União Europeia continuará muito certamente com a sua politica, o que trará os seus frutos, no entanto não sei a que custo socialmente. Em relação aos investidores aqui continua a minha aposta em fundos de investimento onde o risco é mais reduzido neste momento, mas sempre em aplicações com obrigações de modo a rentabilizarem ao máximo o facto de neste momento as taxas de juro na União Europeia estarem baixas, isto é, muito do mercado obrigacionista funciona de forma inversa ao das taxas de juro, o que neste momento pode ser referenciado como o local mais preferido dos investidores.
A economia mundial não pode no entanto viver na base da necessidade de uma energia como o petróleo, o preço vai continua a subir e acredito que até final do ano o preço por petróleo ronde os 90 dolares por barril, não esperem por isto, contem com isto.


15-07-2005 13:32:00. Fonte LUSA. Notícia SIR-7168752Temas: economia portugal ue agriculturaUE/Agricultura: Bruxelas pede a Lisboa 12 milhões de euros gastos indevidamente
Bruxelas, 15 Jul (Lusa) - A Comissão Europeia decidiu pedir a vários Estados-membros, entre os quais Portugal, a devolução de 244,4 milhões de euros de montantes gastos indevidamente na aplicação da Política Agrícola Comum.
Lisboa terá de devolver 11,95 milhões de euros de despesas feitas incorrectamente nas áreas dos prémios a animais e da auditoria financeira.
"O dinheiro dos contribuintes europeus deve ser gasto correctamente. (...) A Comissão não está disposta a transigir neste questão e manter-se-á inflexível na luta contra a insuficiência de controlos", disse a comissária europeia responsável pela Agricultura, Mariann Fischer Boel.
FPB.
Lusa/Fim

7/10/2005


Piscinas de Vila Viçosa

Mais uma vez assim que o calor aperta a população de Vila Viçosa foge ate á piscina, com um complexo único na zona é fácil vermos mais do que calipolenses. Este complexo teve melhoramentos no ano passado, um investimento efectuado pela Câmara Municipal de Vila Viçosa. Para alem da piscina olímpica exterior ainda existem na parte interior uma piscina para uso na altura do Inverno, com algum movimento a população tem ao seu dispor boas condições para a pratica da natação.


Investimentos ou endividamento

O ano de 2005 está claramente a ser um ano mais previsível do que esperado, mas infelizmente pelas piores razões. As economias Europeias tem bastante dificuldade em arrancar, o motor europeu, a Alemanha reviu em baixa a sua previsão para o crescimento do PIB este ano, e para alem disso o BCE fez o mesmo. O nosso pais esse vai de mal a pior, o ministro da finanças não se entende com as contas, dá valores de previsão baseando-se em cálculos do governador do Banco de Portugal, o problema é que esses mesmos cálculos estão sinceramente errados, como tem afirmado muitos economistas nos últimos meses. A situação é verdadeiramente grave.
O governo já apresentou no parlamento o seu orçamento para este ano, e ao mesmo tempo apresentou um plano de estratégia para os próximos 4 anos, a verdade é que possivelmente calculou em baixa os custos e em alta os lucros o que dá como é evidente valores que nada tem a ver com a realidade. A previsão em matéria de investimento privado, é em minha opinião muito errada, a previsão de algumas entidades privadas como sendo a banca, prevêem uma diminuição do investimento privado para o próximo ano, o que logo á partido provoca logo um desequilíbrio das contas do Sr. Ministro. Essa conta é feita tendo em consideração as previsões de empréstimos que são previstos, esperando-se que durante os próximos dois anos exista uma redução, não do consumo das famílias em termos de crédito mas sim por parte das empresas e empresários. Por outro lado e não tendo verdadeiramente sido considerado, é previsível que a tendência que o antigo governo implantou nas exportações e importações seja alterada. A tendência até á um ano era a de uma diminuição das exportações e um aumento das importações, no entanto os dados de 2005 mostram já o contrario, o que provoca que se compramos lá fora mais do que vendemos no final do ano acabemos por perder.
Em relação á tendência europeia esta ainda é mais complicada, o pequeno crescimento que vinha sendo implementado em 2004 parece ter sido novamente estancado, e a verdade é que se o preço do petróleo não é o único causador é o maior. Por outro lado a instabilidade causada em relação ás definições do caminho da União Europeia, tem provocado algum medo em relação aos investidores. No entanto a noticia menos má para os privados parece mesmo ser a possibilidade de ainda baixar mais a taxa de juro ou na pior das hipóteses de que nos próximos 6 meses não haverá alterações, muito devido á desaceleração das economias europeias.
Esta é por isso a verdadeira razão para o continuar do endividamento das famílias portuguesas e não só, falta de crescimento o que provoca problemas orçamentais, um aumento do desemprego que mesmo assim considero necessário para um aumento da competitividade, mesmo que por vezes seja desacreditada devido aos subsídios de desemprego, e uma baixa rentabilização dos capitais investidos. Por essa razão sai menos caro o endividamento, e se considerarmos que hoje as taxas de 6 % são uma realidade para alem do crédito fácil, tal situação poderá facilmente causar uma bola de neve algo perigosa.
Por isso aqui fica o meu conselho, de que quem quiser investir para o fazer no mercado obrigacionista, pois a segurança é maior e neste momento as rentabilidades de obrigações a 3, 5 e 8 anos é bastante considerável. Em relação aos que pensavam em comprar uma casa, esperem não por descidas das taxas de juro mas por uma estagnação do mercado que provocará a descida dos preços da habitação entre tanto vão fazendo um AFORRO.








As eleições 2005 em Vila Viçosa

Em entrevista á rádio Campanário esta manhã, o candidato pelo PPM-PSD á Câmara Municipal, falou sobre a vontade de vencer e as perspectivas de ser nos próximos 4 anos presidente da CMVV. A uma pergunta do entrevistador, o Sr. Nuno da Câmara Pereira deu a entender alguma dificuldade na realização das listas, no entanto até ao final do mês deverá estar tudo preparado.
Por seu lado quem parece ter já as listas finalizadas é o partido comunista que não deve alterar muito em relação ás ultimas listas, o Prof. Condenado será mais uma vez o candidato. A continuidade e a implementação de novos projectos parecem ser os desafios do PCP.

O PS por seu lado já começou as hostilidades no seu novo site, onde as acusações são uma realidade, parece no entanto poder vir a contar com apoios importantes tendo em consideração alguns rostos novos que são prometidos, mas a candidatura do Sr. Patacão é uma realidade. Para alem deste facto ainda contam com o apoio da JSVV que parece estar neste momento bastante activa.

O PP é o único onde ainda não existem informações, mas pensemos que este facto esteja na base de uma estratégia do partido.


VILA VIÇOSA A PATRIMÓNIO MUNDIAL 2005-06-22

Vila Viçosa recebeu sábado as primeiras Jornadas de História para dar ênfase ao conhecimento e valorização das memórias da localidade e reforçar a sua candidatura a Património da Humanidade. As jornadas, a realizar no cine-teatro Florbela Espanca, estão a cargo do município local e da Academia Portuguesa de História (APH) com o apoio do Centro de Formação de Professores Alborvil.A Câmara de Vila Viçosa pretende candidatar o conjunto urbano e monumental da localidade ao estatuto de Património da Humanidade, da UNESCO - Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura.A candidatura, cujo processo começou em Fevereiro de 2002, integra-se na categoria de património cultural, com base no importante património histórico, monumental e cultural da localidade, conhecida por "Vila Museu". Vila Viçosa foi antiga sede da "corte de província" da dinastia dos Bragança e palco de importantes momentos da vida política, social e artística do país."Vila Viçosa no Estado Novo: A acção do Engº Duarte Pacheco", por Veríssimo Serrão, presidente da Academia Portuguesa da História (APH), é a comunicação que abre a iniciativa no sábado de manhã. "A Fundação da Casa de Bragança: De Vila Viçosa para Vila Viçosa", por Manuela Mendonça, secretária-geral da APH, e "O Foral Novo de Vila Viçosa num contexto de mudança", por Carlos Margaça, são outros temas das conferências previstas."A Casa Real Portuguesa e a Corte Ducal de Vila Viçosa: Formas de Comunicação e Relacionamento", por Fátima Reis, e "Os Bragança e a Casa Real dos Áustria: Áreas de influência e espaços de domínio Político", por Paula Lourenço, são também comunicações incluídas no programa da iniciativa.Todos os oradores pertencem à Academia Portuguesa de História.A não perder!
(Este artigo pertence a Jorge Ferreira do PP, e não ao Jorge Ferreira fundador deste site10-07-2005)

Festas Religiosas e Populares


O povo calipolense tem boa índole e forte sentimento religioso. Apesar de notar-se indiferença no cumprimento de alguns preceitos morais cristãos e a manifestação de certo relaxamento de costumes, a situação religiosa aqui é incomparavelmente melhor do que em muitos outros aglomerados urbanos e concelhios do nosso país.

Vila Viçosa tem uma história religiosa particular e de imensa glória que ela nunca poderá esquecer. Desse passado provém a memória pétrea e simbólica dos seus principais monumentos, erguidos e mantidos pela enorme espiritualidade das suas gentes, os filhos da terra da padroeira de Portugal.

De entre as festividades religiosas e populares do concelho, sobressaem como principais as seguintes:



- Carnaval;

- Festas da Quaresma (móveis), em todas as freguesias, urbanas e rurais, entre Março e Abril;

- Festas do Pentecostes (móveis), em todas as freguesias urbanas e rurais, entre Maio e Junho;

- Festas dos Capuchos, em honra de N. Srª da Piedade e do Sr. dos Aflitos, em Vila Viçosa, realiza-se no 2º fim-de-semana de Stembro;

- Festa de Nossa Senhora do Alcance, em Bencatel, no 3º domingo seguinte ao Pentecostes, em Junho;

- Festa de Santa Ana, em Bencatel, no mês de Agosto, com procissão e arraial, música, fogo de artifício;

- Festa de Santa Catarina, em Pardais, no mês de Agosto, com procissão e arraial, música, fogo de artifício. Em tempos teve cavalhadas, ou seja, corridas de cavalos;

- Festa de Nossa Senhora do Rosário, em São Romão e nas Ciladas, no mês de Agosto, com procissão e arraial, música, fogo de artifício. Em tempos teve também corrida de touros;

- Festa de Nossa Senhora da Lapa, em 7 e 8 de Setembro, com grande arraial;

- Festa do Senhor Jesus da Piedade, na Igreja dos Capuchos, no 2º domingo do mês de Setembro, com grande arraial, música, fogo de artifício e tourada;

- Festa de Nossa Senhora das Mercês, em Bencatel, no último domingo de Setembro;

- Festa de Santa Catarina, em Pardais, a 25 de Novembro, com procissão, arraial, música e fogo de artifício;

- Festa da Imaculada Conceição de Nossa Senhora, na Igreja Matriz, a 8 de Dezembro.



- Peregrinação ao Santuário de Nª Sª da Conceição, 2º Domingo de Maio



Para além das festividades e dos eventos religiosos associados, há na vila a realização de cinco importantes procissões, a saber:



- Procissão de Cinzas, na 4ª-feira de Carnaval;

- Procissão dos Passos de Cristo, no 2º domingo de Quaresma, desde o Pretório até ao Calvário;

- Procissão do Enterro do Senhor, na 6ª-feira da Paixão;

- Procissão da Ressurreição do Senhor, no domingo de Páscoa;

- Procissão do Corpo de Deus.



Outras Actividades de relevo:



- Circuito dos Mármores, Prova de Atletismo - Estafetas - em Janeiro;

- Festival Gastronómico da Caça, Dezembro;

- Simpósio de Escultura em Mármore de Vila Viçosa, bienal, em Outubro;

- FIMAL, bienal, em Outubro;

- Congresso da Pedra Natural, em Outubro;

- Prémio Literário Florbela Espanca, bienal;

- Prémio de Pintura Henrique Pousão, bienal;



voltar ao início

imprimir esta página




C.M.V.V.

EDP


De acordo com o Diário de Notícias, a Comissão Europeia irá chumbar hoje o o projecto da EDP para comprar a Gás de Portugal. O chumbo à operação é tido como certo porque esta poderia implicar uma deterioração da concorrência no mercado energético português, afirmou uma fonte comunitária. O executivo de Durão Barroso já anunciou que vai apertar o controlo no sector energético, com o fim de aumentar a concorrência no mercado e reduzir os preços para os consumidores, noticiou o Expansión na sua última edição. A liberalização seria potenciada por Bruxelas, assim, através da redução dos preços e da melhoria das infra-estruturas no sector. A EDP já garantiu no início da semana, em Lisboa, que um eventual chumbo de Bruxelas à aquisição dos activos da Gás de Portugal não iria alterar a estratégia da empresa de desenvolver conjuntamente os negócios eléctricos e de gás a nível ibérico. O presidente executivo da EDP disse em conferência de imprensa que não via qualquer vantagem na desistência do negócio e que este tem todas as condições para ser aprovado, além de considerar que esta é uma via para a liberalização do mercado. João Talone considerou ainda que um veto da Comissão Europeia é uma decisão política que vai abrir precedentes para negócios que envolvam posições dominantes em mercados domésticos da UE. No entanto, destacou que a CE aprovou anteriormente a concentração franco-belga que juntou na mesma empresa a distribuição de luz e gás. O processo decisório está a ser seguido com muita atenção porque será a primeira vez nos últimos três anos que a CE irá vetar uma operação de fusão entre empresas. A decisão será anunciada em conferência de imprensa pela nova comissária da Concorrência, Neelie Kroes.
P.B. (08-07-2005)


PS V.V. incomoda

O PS de Vila Viçosa parece ter começado já a incomodar, com o seu site novo onde surgem algumas afirmações e acusações que tem incomodado não só alguns responsáveis da Câmara Municipal de Vila Viçosa, como ainda alguns membros de outros partidos. A verdade é que consideramos que tudo o que for dito e afirmado desde que se possuíam provas deve ser do conhecimento da população para que esta possa fazer a sua melhor escolha. Desta forma aconselhamos que entre e faça a sua própria avaliação. http://psvvc.blogspot.com/. No entanto tendo em nota as afirmações do site, podemos desde já avançar que o candidato do Partido Socialista por Vila Viçosa será novamente Miguel Patacão.



BILHETEIRA DA PRAÇA DE TOUROS ASSALTADA DURANTE A TOURADA

O impensável aconteceu ontem no ALANDROAL.Durante o espectáculo taurino a receita da bilheteira foi roubada.Na saída todos os espectadores foram revistados pela GNR.Desconhecemos até ao momento se foi recuperado o montante que julgamos avultado, uma vez que a Praça de Touros Joel se encontrava completamente cheia.


Vila Viçosa

O Partido Monárquico juntamente com o PSD Vila Viçosa, apresentaram esta semana o seu candidato á Câmara Municipal de Vila Viçosa, num jantar onde estiveram cerca de 100 militantes e simpatizantes de ambos partidos, num jantar no restaurante “os cucos” na passada sexta-feira. Estiveram presentes membros da direcção Nacional do PPM e do PSD Distrital. Esta candidatura tem tudo para vencer, afirmam alguns seguidores do PPM e PSD local.


A CHINA

Tem sido mais do que notável o crescimento da China na última década, uma potência que tem crescido a um ritmo não comparável a nenhum outro pais, o seu crescimento na última década é de cerca de 8% ao ano, só no há dois anos, altura em que toda a economia mundial se estava a ressentir de um grande abanão, a China cresceu 6% em 2003. Mas o que caracteriza esta situação na realidade, num país onde a realidade em termos de liberdade é muito diferente á de qualquer país, a verdade é que a lógica socialista tem funcionado, isto é, o bom para o grupo é o que é feito. Teremos por exemplo que analisar o facto de que os maiores projectos para os próximos 20 anos já estão predefinidos, tal situação permite que a economia possa contar com uma previsão que não se altera muito de ano para ano, isto é, a forma exacta como os projectos são elaborados e definidos permite que sem margem para erros de ano para ano o que é projectado é elaborado. Esta certeza dá á economia uma estabilidade não conseguida por nenhum outro país, claro que as questões sociais, como sendo os salários podem ser levantadas, mas a verdade é que quando são os próprios chineses na sua internacionalização a defender o rigor e o controle de custos, é porque na realidade eles próprios conseguem perceber que o custo para o desenvolvimento do grupo depende do sacrifico de cada individuo como um ser agrupado num conjunto de vontades.
O PIB deverá ter crescido 9% em 2004, tendo sido o maior crescimento em termos mundiais, este facto permite não só prever um factor de estabilidade como permite aumentar os gastos. Este pensamento seria o de um europeu ou o de um americano, aumentar os custos… Mas não é o de um Chinês, ele sabe que os anos de dificuldade ainda poderão estar para vir, e que o que está projectado para os próximos 20 anos é para ser cumprido, logo o encher dos cofres e o investimento destes capitais no estrangeiro tem sido a melhor opção. Por outro lado a elaboração de grandes projectos por parte da China permite olhar para o futuro com um maior optimismo. Talvez muitos não tenham percebido o Comunismo, mas o que perceberam viram nele uma oportunidade falhada na igualdade dos homens, na qual com toda a certeza o socialismo de MARX era e é um erro que a própria humanidade soube apagar do desejo, mas quando olhamos para uma China desenvolvida, aberta ao estrangeiro e competitiva, e mais dando uma lição de organização e de crescimento, talvez nesta altura o modelo chinês deva ser estudado com maior atenção.
J.F. (04-07-2005)

7/03/2005

ECONOMIA



CRESCIMENTO OU ESTAGNAÇÃO

A tendência económica são sempre meras previsões, que muitas vezes somente se baseiam em acontecimentos e tendências anteriores, que por si só não explicam e não ajudam a acertar na aposta certa de quanto iremos crescer e quando isso irá suceder. Em 2002 a previsão de crescimento eram já uma realidade, muitos diziam que a subida de juros estaria para breve, tendo sempre como lógica, o facto de que com um crescimento económico em maior valor do que aquele que tinha até então sucedido, iria provocar correctamente uma subida por parte do banco central europeu das taxas de juros que já nesta altura eram realmente baixas. A verdade é que isso nunca sucedeu, o crescimento não só não estancou como ainda pior do que isso, diminuiu, sendo que em meados de 2004 o valor em relação ao de 2003 foi menor, o que é mostra de uma desaceleração económica. O Banco Central por sua vez reagiu como sempre mantendo as taxas de juro em valor que eram até então os mais baixos de sempre. Claro que esta tendência que já em 2002 não era de esperar, alargou-se para mais dois anos e a verdade é que os sintomas são que anda dure alguns anos mais. A verdade é que tal situação era pouco provável durar tantos anos, tendo em conta os comentários dos mais consagrados economistas, mas era no entanto previsível tendo em atenção o descontrolo do preço do petróleo ou mesmo o desajustamento das politicas americanas que são muitas vezes o barómetro da economia mundial, assim como os enormes défices da maioria das economias europeias. Tendo em atenção a evolução de um conjunto de factores, acredito que esta estagnação estará cá para durar e muito certamente as consequências poderão ser maiores.


FESTIVAL GUADIANA

Depois de Daniela Mercury, os concertos da ExpoGuadiana prosseguem, quarta e quinta-feira, com os Luar na Lubre (entrada livre) e Gipsy King. No espectáculo inaugural, Daniela Mercury levou ao Parque de Feiras e Exposições do Concelho de Alandroal dez mil espectadores, segundo a organização. O programa de espectáculos da edição 2005 da ExpoGuadianao conta ainda com a presença de dois grupos de referência – os Luar na Lubre, grupo galego que se destaca no panorama da música celta e que promete um espectáculo de grande qualidade, com entrada livre (quarta-feira, 22.00 horas), e os Gipsy Kings (quinta-feira, 22.00 horas). Os Luar Na Lubre foram fundados em 1986 em La Coruña, na Galiza. Quanto aos Gipsy Kings, o grupo de Arles (França) cumpre actualmente uma digressão pela Europa, com espectáculos em Londres, Amesterdão, Glasgow e Liverpool. No mês de Julho actuará em Portugal (Alandroal), Espanha (Málaga), Inglaterra e Irlanda antes de iniciar, em Agosto, nova digressão pelos Estados Unidos.
Domingo, 03 de Julho de 2005 - 16:59
Fonte: NA - Jornalista : N.A.


Investimento no Campo de Futebol

Será neste mês de Julho, que Vila Viçosa e os seus desportistas poderão dispor de melhores condições para a prática do futebol na vila. O nosso Jornal constatou esta semana que a instalação de um campo sintético no estádio de futebol onde as equipas de Vila Viçosa praticam futebol. Procuramos ainda completar a nossa informação, tentando saber se as obras que agora se realizam também incluem uma pista de atletismo, que esperamos muito sinceramente que está também seja uma realidade. Este projecto é esperado há muitos anos, e era também ele uma promessa eleitoral feita nas ultimas eleições, o que nos alegra constatar o seu cumprimento por parte dos responsáveis da Câmara Municipal de Vila Viçosa. Esperemos agora que durante o próximo ano, o Calipolense e o Bairrense aproveitem as novas condições e ganhem muitos jogos. Esperemos também que a aposta nas camadas jovens venha a ser uma realidade pois só assim poderemos ter um futuro realista.
J.F.
2-07-2005


Energia

Como explicar a alguém que uma pilha por mais potente que seja, a sua energia chega ao fim, como explicar á população mundial, que vive num mundo onde a energia é não só uma necessidade como o bem mais essencial que por si mesmo faz viver toda a humanidade, que essa história esta a chegar ao fim.
A vida humana vive hoje dependendo de uma energia esgotável e que o homem não tem sabido poupar ou mesmo renovar ou substituir. O petróleo é hoje a força energética mais importante do homem, mas essa esta neste mesmo momento a chegar ao fim, mesmo que o contrário seja dito por muitos acredite que esta afirmação é real. Em meados dos anos 90 foi feita uma previsão, na qual se esperava que 2045 fosse o ano em que esse recurso energético tão utilizado chegasse ao fim, no entanto esta previsão era feita com base na média do consumo de petróleo que até ai vinha sendo feita. Mais de 10 anos depois essa média mais do que duplicou. As razões são diversas, a abertura da China o que provocou um aumento do consumo mundial, aumento da humanidade, aumento do consumo dos países mais desenvolvidos, entre muitos outros.
O mundo não tentou mudar, mesmo que tenha tido durante estes anos todos a possibilidade de o fazer, a energia eólica, a energia hidráulica entre outras surgiram como uma verdadeira alternativa, com uma única necessidade a da aposta na adaptação de todos as máquinas que até ai utilizavam o petróleo. Mas o mundo estará neste momento bem próximo de uma mudança obrigatória e bastante brusca e agressiva, quando ela surgir a economia mundial sofrerá a meu ver um momento bastante difícil, e não nos deveremos esquecer que é nessas alturas que o ser humano e as suas potências entram em grandes conflitos, por isso este será de certo um momento que por si só poderá deixar mais uma vez uma página escrita no livro da vida.
A guerra do Iraque não deve ser vista como uma libertação de um povo, pois este facto não sucedeu e não sucederá, a guerra de um povo que sofre e sofrerá é cada vez mais visível. Esta foi sim a guerra de uma nação procurando repor as suas reservas de petróleo, reservas essas que estão previstas durar cerca de 8 anos, o suficiente para se organizarem e poderem sair da crise que o fim do petróleo provocará.
O mundo deveria estar já a pensar como vai viver os próximos 100 anos, mas estão mais preocupados e prever o dia de amanhã.
Previsão pessoal, o petróleo vai chegar até ao final do ano aos 50 USD, o que acompanhada com uma valorização do euro em relação ao dollar, provocará uma estagnação das economias europeias.
J. F. (21 – 03 – 2005 )


Free Hit Counter

El Tiempo en Rtve.es